A proposta pedagógica para a Educação Infantil VALORIZA A INFÂNCIA e todo o potencial de aprendizagem das crianças. Está apoiada nos princípios da Aprendizagem Ativa, baseada no desenvolvimento sensório motor: movimento, audição, visão, tato e manipulação, valorizando as situações contextualizadas que expressam as experiências do cotidiano e estimulam a participação ativa do aluno.
ORGANIZAÇÃO DOS MATERIAIS
Um conteúdo é visto em DIFERENTES GRAUS DE COMPLEXIDADE. Ao longo de toda a Educação Infantil, os conceitos são abordados em espiral, o que possibilita que o aluno esteja em contato constante com os diversos assuntos apresentados, em níveis crescentes de aprofundamento.
TURMA DO LUAN
A Turma do Luan foi criada para estabelecer uma ligação entre a PROPOSTA PEDAGÓGICA e o dia a dia dos alunos. As atividades, situações e diversidade dos personagens são um reflexo da realidade vivida e reconhecida pelo aluno em diversos contextos, como em casa, na escola, em brincadeiras, no parque, entre outros. Os personagens contribuem para o aprendizado dos alunos e os acompanham por toda Educação Infantil.
A proposta pedagógica do Sistema Anglo de Ensino para todo o Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, tem a finalidade, em um primeiro momento, de motivar o aluno a querer aprender e assim consolidar os conhecimentos que construiu ao longo desse segmento. A aquisição tranquila, porém sólida, de importantes requisitos que acompanharão o aluno por toda a sua vida escolar acontece por meio do planejamento de atividades adequadas, atraentes e contextualizadas.
Considerando-se a extensão do Ensino Fundamental, sabemos que as mudanças, da infância à pré-adolescência, são muitas e intensas. Por isso, ainda que o aluno seja exposto a desafios crescentes ao longo desse segmento, a relação afetiva e o sentimento de acolhimento também são contempladas na metodologia do Sistema Anglo de Ensino.
A proposta pedagógica do Sistema Anglo de Ensino para o Ensino Médio proporciona ao aluno o desenvolvimento da sua autonomia de estudo. A grade curricular é distribuída ao longo de todo o segmento e promove o entendimento das demandas práticas do mundo moderno, assim como o aprofundamento nas questões universais.
O reconhecimento de interdisciplinaridade dos conhecimentos e a interação com diferentes informações e tecnologias estão previstos nos materiais didáticos e na metodologia de ensino desenvolvidos pelo Sistema Anglo.
Nesse contexto, além da dedicação ao estudo diário, o diagnóstico constante é imprescindível. Os processos de avaliação disponibilizados pelo Sistema Anglo são recursos fundamentais para a organização dos estudos e a elaboração de replanejamentos, quando necessários. A avaliação precisa do entendimento dos conteúdos trabalhados em cada disciplina permite ao aluno identificar, de forma pontual, em que aspecto precisa se aperfeiçoar, garantindo assim uma formação consistente nas várias áreas do conhecimento.